Quem gosta de levantar cedo? Se alguém disser que sim, ou está mentindo, ou é doidinho. Porque não tem nada mais gostoso do que uma cama, bem quentinha, lençol cheiroso/sedoso e travesseiro macio. Ao lado da pessoa amada, melhor ainda.
Existem pessoas que se habituaram acordar cedo. Daí, para gostar, tem um oceano de distância. Eu, por exemplo, anos e anos, levantava todas as terças-feiras, quintas-feiras e sábados às 4:50 da madrugada para pedalar na USP. Olhem, tinha dia que a sensação térmica na descida da Química era de menos três graus. Hoje não faria de jeito algum. Na época, viciado no ciclismo, me sujeitava a obedecer meu despertador e levantava de madrugada. No entanto, gostar, não! De verdade, a satisfação vinha após pedalar duas horas, sessenta quilômetros e devorar o café da manhã na padaria antes das sete e meia. Com orgulho, dizia para mim: “olha só, Jony, você já pedalou sessenta quilômetros, tomou café da manhã, e tem gente que ainda não acordou.
Isso é relevante? Acordar bem cedo é relevante? Hoje posso afirmar que não, porque o mérito não está hora que nós acordamos, mas sim no propósito.
Sim, acordar com um propósito para o seu dia é fundamental, te ajuda a preservar sua saúde física e emocional. Não importa se sai da cama para pedalar, correr, estudar, trabalhar, fazer a vigem do seu sonho, visitar o netinho ou levantar para dar um abraço num amigo enfermo. O que move o ser humano é o seu propósito, sua meta, seu objetivo de vida, da vida.
Conhecer o seu propósito de vida fará você viver uma existência mais significativa. Você viverá seu dia com plenitude, porque saberá quem você é, de onde vem e para onde quer ir. Se sentirá mais focado, mais apaixonado pela vida, terá clareza do percurso a ser seguido e sentirá gratidão.
Torne sua vida mais significativa e, diariamente, levante-se com um propósito: te fará bem.